Spread the love

A embaixada da Bélgica em Angola disponibilizou à OTCHIVA um financiamento para a realização de um estudo para auferir as causas da degradação dos mangais da foz do rio Mbridge, no município do Nzeto, província do Zaire.

Os objetivos para a realização deste estudo ambiental foram apresentados ao Governo da Província do Zaire através da Administração Municipal do Nzeto na qual a OTCHIVA apresentou a Administração local toda a equipa técnica composta por um grupo de dez técnicos e especialistas desde geólogos, biólogos, engenheiros geoespacial, hidráulicos, químicos, fotógrafos jornalistas e outros ligados a várias instituições angolanas a destacar a Química Verde Lab e Vias do Bem.

Durante a realização do estudo, a equipa técnica liderada pela OTCHIVA recebeu a visita do Embaixador da Bélgica em Angola, Joséf Smets e do Governador da província do Zaire, Pedro Makita Julia na qual constataram igualmente o estado da degradação dos mangais do município do Nzeto. Na ocasião, o Embaixador da Bélgica em Angola justificou que o apoio dado à OTCHIVA para auferir as causas da degradação dos mangais nesta localidade em particular tem como objetivo congregar todos os esforços entre as autoridades governamentais, sociedade civil e o corpo diplomático representado em Angola para a proteção e conservação dos mangais e toda a sua biodiversidade a pensar em todos os serviços ecossistêmicos que os mangais oferecem face as consequências da sua destruição. Por sua vez, o Governador  Pedro Makita Júlia, considerou a realização do referido estudo oportuno e uma grande contribuição técnica para a resolução do problema ambiental constatado na foz do rio Mbridge e realçou que todos esforços conjuntos são necessários.


Josef Smets e Pedro Makita Julia aproveitaram a oportunidade para plantar mangais sob a coordenação de Cacau Martins, um veterano guardião dos mangais do munícipio do Nzeto.

A equipa técnica liderada pela OTCHIVA trabalhará no munícipio do Nzeto durante sete dias e o relatório técnico resultante deste trabalho será apresentado na Embaixada da Bélgica e entregue ao Governo de Angola.


Spread the love

Comentários fechado